O senador Jorge Seif (PL-SC) oficializou convite ao Ministro da Pesca e Aquicultura, André de Paula, para comparecer na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária (CRA) a fim de prestar informações sobre o acordo bilateral realizado entre Brasil e Vietnã, que implica na importação de tilápia de águas vietnamitas.
Para o senador catarinense, que já foi secretário da Pesca na gestão do ex-presidente Jair Bolsonaro, a importação do peixe de águas vietnamitas pode trazer grandes impactos na produção nacional, que passaria a concorrer com as tilápias asiáticas, apesar do produto brasileiro suprir a demanda do mercado interno.
“O Brasil é o quarto maior produtor de tilápia do mundo e a julgar pelas demandas interna e global, a tendência é de intensificar. Essa atividade envolve milhares de empresas e de produtores, sendo 98% de pequeno porte, além de gerar mais de um milhão de empregos e renda em todos os estados brasileiros”, destacou.
Na sua justificativa, Seif ainda esclarece que, como as principais proteínas de origem animal produzidas no Brasil, a rentabilidade do produtor de tilápia também sofre forte impacto com a oferta de milho e soja, principais componentes da ração. No caso, despesas com alimentação chegam a ultrapassar 70% dos custos de produção da atividade. Por consequência, nos últimos três anos, aquicultores de todo o país vêm operando a margens negativa, devido à disparada das cotações dos grãos
“Portanto, a abertura de mercado fatalmente levará os produtores brasileiros à falência. Além do risco sanitário, que pode comprometer toda a atividade no Brasil e ser prejudicial aos consumidores”, completou Seif.