A Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR) aprovou nesta terça-feira, dia 5, relatório favorável do senador Jorge Seif (PL-SC), ao projeto de lei da Câmara dos Deputados (PL 570/2022), que cria a Rota Turística do Caminho das Missões, do Rio Grande do Sul.
O texto aprovado prevê que a estruturação, a gestão e a promoção dos atrativos turísticos na Rota, passem a receber apoio dos programas oficiais e federais, voltados para o fortalecimento da regionalização do turismo.
“Ao consolidar e promover essa importante rota turística, o nosso projeto contribui para a preservação e a valorização do patrimônio cultural e histórico, que fortalecem a identidade local, atraindo ainda mais turistas e gerando ainda mais emprego e renda para toda essa região”, justificou o senador.
Para Seif, o objetivo é estimular o turismo cultural, rural, histórico, religioso e científico ao redor de 26 municípios do estado vizinho de Santa Catarina, Rio Grande do Sul.
Assim, deverão ser beneficiados os municípios gaúchos de de Bossoroca, Caibaté, Cerro Largo, Dezesseis de Novembro, Entre-Ijuís, Eugênio de Castro, Garruchos, Giruá, Guarani das Missões, Mato Queimado, Pirapó, Porto Xavier, Rolador, Roque Gonzales, Salvador das Missões, Santo Ângelo, Santo Antônio das Missões, São Borja, São Luiz Gonzaga, São Miguel das Missões, São Nicolau, São Paulo das Missões, São Pedro do Butiá, Sete de Setembro, Ubiretama e Vitória das Missões.
Também foi aprovada nesta terça-feira, a urgência para análise da matéria em Plenário.