Com voto contrário do senador Jorge Seif (PL-SC), a CPMI do 8 de Janeiro aprovou, nesta quarta-feira, dia 18, o relatório final da comissão, de autoria da senadora Eliziane Gama (PSD-MA) que pediu o indiciamento de 61 pessoas, entre as quais o ex-presidente Jair Bolsonaro.
O documento seguirá agora para os órgãos responsáveis pela persecução penal para que aprofundem e apurem as responsabilidades.
“Esse relatório é o relatório da injustiça, que omite a verdade, que condena inocentes e inocenta condenados. Mas nós cumprimos a nossa missão, porque hoje o Brasil conhece a verdade sobre o 8 de janeiro e não será esse relatório que vai tirar esse conhecimento dos brasileiros, dos patriotas”, disse o senador.
Para Seif e para os parlamentares oposicionistas, o documento é parcial, apresenta erros graves por ter se desviado do objeto determinado da CPMI e é tendencioso porque ignora a verdade, ao não considerar a omissão por parte de membros do governo federal, como o então diretor do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), general Gonçalves Dias e do Ministro da Justiça, Flávio Dino.