Senador Jorge Seif participa de evento sobre cibersegurança nos EUA

O senador Jore Seif (PL-SC) integra o grupo de trabalho, composto por senadores da Subcomissão Permanente de Defesa Cibernética, que irá aos Estados Unidos para participar de dois eventos sobre cibersegurança.

A programação inicia amanhã, dia 7, em Pittsburgh, com uma visita técnica à National Cyber-Forensics and Training Alliance, organização que congrega instituições públicas e privadas, dedicada à troca de informações para enfrentamento de crimes cibernéticos.

Na quinta-feira, dia 8, e na sexta-feira, 9, em Washington, os parlamentares participarão de evento de intercâmbio de estratégias e políticas públicas de cibersegurança, promovida pela organização Digi Americas Alliance, em coordenação com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Entre os participantes estarão representantes de organizações do setor privado e do governo dos EUA.

Para Seif, os eventos serão muito importantes para que os membros do grupo conheçam a legislação e as tendências mundiais na área de segurança da internet.

“Para interromper efetivamente ameaças cibernéticas sérias, é necessário conhecimento e expertise. É isso que nós, como parlamentares, estamos buscando com essa visita técnica: ampliar conhecimento para resultados eficazes. Acreditamos que a segurança cibernética é um esforço coletivo. Juntamente com especialistas da área, estamos trabalhando para desenvolver uma legislação que proteja tanto o cidadão comum, quanto as grandes empresas. Ao unirmos nossos esforços, podemos construir um ambiente digital mais seguro para todos”, destacou.

Além do senador Seif, participam da missão, o senador Esperidião Amin (PP-SC), que é o presidente da subcomissão, senador Sergio Moro (União-PR), senador Astronauta Marcos Pontes (PL-SP) e senador Chico Rodrigues (PSB-RR).

Política Nacional de Cibersegurança

A Subcomissão Permanente de Defesa Cibernética foi criada a partir de sugestão de Esperidião Amin, e seu objetivo é acompanhar as políticas públicas sobre o tema. Ela é vinculada à Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional (CRE).