Senador Jorge Seif parabeniza lançamento da Frente Parlamentar em defesa das Escolas Cívico-Militares

Em seu discurso, nesta quarta-feira, dia 6, o senador Jorge Seif (PL-SC) parabenizou o lançamento da Frente Parlamentar em defesa das Escolas Cívico-Militares, da qual ele é o vice-presidente e o deputado Luciano Zucco (Republicanos-RS), presidente.

 A instalação da frente aconteceu hoje, na Câmara, e contou com a presença do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), do governador de São Paulo, Tarcísio Freitas (Republicanos), além de muitos parlamentares e alunos que lotaram o auditório.

“Quero parabenizar o deputado federal pelo Rio Grande do Sul, Luciano Zucco, que lidera essa frente na defesa das escolas cívico-militares, que são escolas que dão certo, cujos alunos têm o coeficiente, o desempenho, a educação, a disciplina, o respeito ao professor e aos seus pais”, disse Seif.

O grupo tem como objetivo apoiar, fortalecer e incentivar esse modelo de ensino nos níveis municipal, estadual e federal, que foi descontinuado pelo atual governo.

Em reação ao anúncio do governo Lula, ao menos 19 governadores, de como Goiás, São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Amazonas, decidiram seguir com o programa nas escolas.

“Apesar do governo federal ter esvaziado as escolas cívico-militares e optado por extinguir o programa, ele não vai acabar, porque os governadores já se comprometeram a continuar com esse modelo, como o governador do meu estado, Jorginho Mello. Nós queremos ajudar e ampliar as escolas cívico-militares, que têm resultados de excelência, ao contrário do que o exame do Pisa acabou de demonstrar”, alertou Seif.

 

Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares (Pecim), lançado em setembro de 2019, primeiro ano da gestão Bolsonaro, foi considerado uma das vitrines do governo do ex-presidente na área da educação. Trata-se de uma ação do Ministério da Educação em parceria com o Ministério da Defesa, que visa trazer aspectos da gestão escolar dos colégios militares, regidos por leis estaduais, e aplicá-los em um programa nacional.