A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional do Senado (CRE) aprovou nesta quarta-feira, dia 3, projeto de resolução PRS 5/2024, de autoria do senador Jorge Seif (PL-SC), que cria o Grupo Parlamentar Brasil-Chipre no Senado, com o intuito de incentivar e desenvolver as relações bilaterais entre seus Poderes Legislativos. O texto recebeu o parecer favorável da senadora relatora, Tereza Cristina (PP-MS).
Na sua justificativa, Seif destaca a importância do Grupo para ambos os países, pois permitirá o fortalecimento do diálogo político, jurídico, social, tecnológico, científico, ambiental, cultural, educacional, econômico e financeiro, contribuindo assim, para o entendimento mútuo e para a solução conjunta de problemas internacionais.
“Chipre é uma Nação com imensas potencialidades, uma terra de oportunidades, com posição estratégica e que tem um futuro brilhante. Com a instituição desse grupo, vamos estreitar nossos laços sociais e econômicos, para juntos enfrentarmos as adversidades e desafios, garantindo um desenvolvimento próspero e sustentável para as nossas próximas gerações”, destacou Seif.
Para a relatora, senadora Tereza Cristina, não há dúvidas da dimensão, do propósito e do mérito do projeto, pois a aproximação entre Brasil e Chipre, certamente, trará benefícios a ambas as Nações e a seus parlamentos.