PEC de autoria do senador Jorge Seif que garante inviolabilidade de parlamentares consegue assinaturas necessárias para tramitar no Senado

A Proposta de Emenda à Constituição – PEC nº 5 de 2024, de autoria do senador Jorge Seif (PL-SC) alcançou as 27 assinaturas necessárias para prosseguir com o trâmite legislativo no Senado Federal.

A PEC visa resgatar dispositivos da Constituinte de 1988, em Defesa da Democracia, reformulando o artigo 53 da Constituição Federal. Para tanto, amplia as imunidades parlamentares dos Deputados e Senadores.

Os principais pontos são:

  1. Absoluta Inviolabilidade por palavras e votos: os parlamentares serão invioláveis por seus votos, opiniões e palavras, independente do contexto ou meio de expressão.
  • Extensão das Imunidades: detalha e expande as imunidades, incluindo liberdade de imprensa para publicar declarações relativas ao exercício do mandato, recusa em cumprir ordens judiciais que restrinjam a expressão parlamentar, e proteção de gabinetes e comunicações também relacionadas à atividade parlamentar.
  • Condições para Processamento e Prisão: estabelece condições específicas sob as quais membros do Congresso Nacional podem ser presos ou processados criminalmente, incluindo a exigência de licença prévia da respectiva Casa para o prosseguimento de ações penais.

“A nossa proposta é essencial para a proteção da liberdade da expressão parlamentar, que é fundamental para a democracia representativa e para o pluralismo político, em virtude do histórico das imunidades parlamentares como proteção contra abusos de outros poderes terem sido relativizados ao longo dos últimos anos”, justificou Seif.

Para o senador catarinense, é necessário proteger a liberdade de expressão dos parlamentares para garantir a independência do legislativo e a representação efetiva dos cidadãos.

“A PEC busca garantir que os legisladores possam exercer suas funções sem o temor de retaliação ou interferência, promovendo assim um ambiente de liberdade de expressão essencial para o debate público e a deliberação política e que reflitam a diversidade e os interesses da população”, destacou.

Confira os senadores que apoiam a PEC da Inviobilidade:

1. Jorge Seif

2. ⁠Alan Rick

3. ⁠Angelo Coronel

4. ⁠Astronauta Marcos Pontes

5. Carlos Portinho

6. ⁠Ciro Nogueira

7. ⁠ ⁠Cleitinho

8. Damares Alves

9. ⁠Dr. Hiran

10. ⁠Eduardo Girão

11. ⁠ Eduardo Gomes

12. Flávio Bolsonaro

13. ⁠Hamilton Mourão

14. ⁠Izalcy Lucas

15. ⁠Lucas Barreto

16. ⁠Luis Carlos Heinze

17. ⁠Marcos Rogério

18. Marcos do Val

19. ⁠Mecias de Jesus

20. ⁠Márcio Bittar

21. ⁠Plínio Valério

22. ⁠Sérgio Moro

23. ⁠Styvenson Valentim

24. ⁠Tereza Cristina

25. ⁠Wellington Fagundes

26. ⁠Wilder Morais

27. ⁠Zequinha Marinho