De relatoria do senador Jorge Seif, projeto que diminui acidentes com caminhões nas rodovias é aprovado na CI

Na reunião da Comissão de Infraestrutura (CI) dessa terça-feira, 26, foi aprovado o relatório favorável do senador Jorge Seif (PL-SC) ao Projeto de Lei – PL nº 2773/2022, que prevê a instalação de áreas de escape (“caixa de brita”) nas rodovias localizadas em regiões serranas.

De autoria do senador Mecias de Jesus (Republicanos –Rr), o principal objetivo desse projeto de lei é contribuir para a diminuição de acidentes envolvendo caminhões, carretas e ônibus, a fim de salvar vidas.

“O número de acidentes nas rodovias brasileiras dispensa maiores esforços para concluirmos que é preciso apoiar qualquer instrumento, que tenha como objetivo salvar vidas, e também garantir a segurança dos próprios veículos e das cargas transportadas por todo o país”, justificou Seif.

 

Áreas de Escape

No Brasil, as áreas de escapes, também conhecidas como “caixa de brita”, são planejadas como uma faixa de acesso, direcionada para uma caixa com profundidade de até 1,1 metro preenchida com argila expandida. Assim, não é preciso criar rampas, basta apenas uma nova pista – como uma bifurcação – preenchida com o material e com a respectiva sinalização.

Através de recursos que absorvem impacto, essas áreas paralisam totalmente veículos desgovernados ou que acabam perdendo o freio, principalmente em descidas de serras.

 

Importância

Apenas nas áreas de escapes presentes na BR-116 e na BR-376, entre 2011 e 2020, elas salvaram mais de 400 vidas, evitando mais de 280 situações de emergência — e isso é um dado de 2020.

Em setembro de 2021, a Arteris S/A publicou que sua área de escape no Km 667 da BR-376  ( que liga Dourados, em Mato Grosso do Sul, a Garuva, em Santa Catarina)  evitou um acidente envolvendo uma carreta carregada com mais de 48 toneladas de ácido sulfúrico.

De sua inauguração em 2019 até o ano passado, essa mesma área de escape registrou 78 entradas e salvou 150 vidas. É por isso que elas são tão importantes para a garantia da segurança nas estradas, pois o retorno ao investimento existe sob todos os aspectos — humano, social e econômico.