O Senado Federal, atendendo uma solicitação do senador Jorge Seif (PL-SC), realiza sessão de debate temático, no dia 11 de dezembro, às 10 horas, para demonstrar a real situação enfrentada pelo Estado de Israel, no momento atual da guerra contra o Hamas.
Num levantamento divulgado nesta terça-feira, 5, as agências da ONU revelam que, prestes a completar 60 dias de conflito, a Faixa de Gaza vive uma intensificação dos combates e uma situação na qual 85% da população já não vive em suas residências, quase 1,9 milhão de pessoas. Trata-se, para a OMS, da “hora mais sombria da humanidade”. Os dados oficiais indicam que quase 16 mil mortos já foram registrados e 60% são mulheres e crianças.
“A medida que os eventos se agravam, é fundamental lembrar que por trás dos números e das manchetes estão vidas humanas, famílias e comunidades inteiras em sofrimento. A busca pela paz na Terra Santa é uma tarefa extremamente complexa, mas é uma tarefa que deve ser enfrentada com determinação e cooperação internacional, incluindo o Brasil”, justificou Seif ao solicitar a realização do evento.
Para o senador, a sessão de debate temático é crucial para o entendimento e envolvimento em questões globais significativas, já que a situação em Israel é uma questão que abrange temas críticos de diplomacia, segurança internacional e direitos humanos.
Estarão presentes na sessão, além dos parlamentares, o Embaixador de Israel, Daniel Zohar Zonshine; o Presidente da Confederação Israelita do Brasil (Conib), Dr. Claudio Lottenberg; o Presidente da Stand With Us Brasil, André Lajst; e a Sra. Mary Shohat, irmã de Michel Nisenbaum, refém do Hamas, desde o dia 7 de outubro.
“Este é um momento crítico para o Estado de Israel, e como representantes do povo brasileiro, temos o dever de buscar caminhos para um envolvimento positivo do Brasil nesta questão de relevância internacional”, concluiu Seif.