A pedido do senador Jorge Seif, CRA realizará audiência sobre cultivo da alga Kappaphycus alvarezii

Nesta terça-feira, dia 25, a Comissão de Agricultura (CRA) aprovou requerimento (REQ 17/2024 — CRA) de autoria do senador Jorge Seif (PL-SC), para realização de audiência pública, no dia 3 de julho, às 15 horas, que discutirá o cultivo da alga Kappaphycus alvarezii, apontada como importante bioinsumo na agricultura e na indústria.

Em seu requerimento, Seif argumenta que o cultivo da Kappaphycus alvarezii constitui “oportunidade única” para a economia e o meio ambiente do país por seu grande potencial de aproveitamento e seu papel na fixação de carbono, e pode tornar-se um “importante motor de desenvolvimento” para as regiões costeiras do Brasil.

Na reunião da CRA, Seif destacou a possibilidade de uso da espécie vegetal como bioinsumo na agricultura e por isso a necessidade do debate.

“Componentes que importamos da Rússia ou da Ucrânia podem ser substituídos, pelo menos parcialmente, com a produção e o estudo aprofundado das propriedades da Kappaphycus Alvarezii, reduzindo a dependência do Brasil desses insumos que vêm de outros países”, destacou.

Para a audiência foram convidados representantes da Embrapa, do Instituto de Pesca de São Paulo, da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e da Câmara Setorial da Maricultura da Secretaria de Agricultura de Santa Catarina. 

Os senadores aprovaram, como item extrapauta, outro requerimento (REQ 18/2024 — CRA), dos senadores Hamilton Mourão (Republicanos-RS) e Flavio Azevedo (PL-RN), que acrescenta representantes das universidades federais do Rio Grande do Norte (UFRN), de Pernambuco (UFPE) e do Rio de Janeiro (UFRJ) à lista de convidados para a audiência pública.

“Acreditamos que a Kappaphycus alvarezii tem potencial para se tornar um importante motor de desenvolvimento para as regiões costeiras do Brasil, contribuindo para a geração de renda, a preservação do meio ambiente e a melhoria da qualidade de vida das comunidades”, acrescentou o senador.