Nesta quinta-feira, 21, em pronunciamento no plenário, o senador Jorge Seif (PL-SC), defendeu maior conscientização e inclusão das pessoas com Síndrome de Down, Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH) e Transtorno do Espectro Autista (TEA).
Ele condenou qualquer forma de discriminação, mencionando uma denúncia recebida por mensagem, de um menino catarinense chamado Joaquim, que relatou seu sofrimento e abusos enfrentados na escola, devido a sua condição.
“Joaquim relata deboche e xingamento, por conta da sua condição. Ele mostra uma cartilha que traz ali uma consciência para as pessoas, as crianças, os adultos entenderem esses problemas. Uma forma de inclusão social e de conscientização, que eles querem primeiro, é serem enxergados pela sociedade. Além de enxergados, terem oportunidade. E, além de oportunidade, serem respeitados”, destacou Seif.
Na oportunidade, o senador catarinense destacou a importância de iniciativas como a do senador Romário (PL-RJ), que pediu a realização de sessão especial em homenagem ao Dia Internacional da Pessoa com Síndrome de Down, comemorado em 21 de março.
“Não é só uma homenagem aos portadores dessas síndromes, mas é dar visibilidade e voz a milhões de brasileiros que, de alguma forma, têm alguma deficiência, e nem sempre têm condições financeiras, trazendo ainda mais sofrimento e desgaste para as famílias. Então, quero parabenizar o senador Romário e também homenagear todas essas pessoas”, disse.
Aniversário Bolsonaro
No mesmo discurso, Seif também parabenizou o ex-presidente, Jair Bolsonaro, pela passagem do seu aniversário, agradecendo o legado deixado por ele para todo o nosso país.
“Apesar de ser aniversário dele, o presente é do brasileiro, o presente é desses praticamente 60 milhões de pessoas que votaram nele nas últimas eleições, de quem ele é um porta-voz, carrega os valores. Ele é um simbolismo, é uma pessoa, um político vivo que deixou um grande legado. E o maior legado dele foi trazer, por exemplo, para o Senado e para a Câmara, novas pessoas, pessoas que jamais imaginavam entrar na política, que é o meu caso. Presidente, muito obrigado por tudo que o senhor fez pelo Brasil”, concluiu.