O senador Jorge Seif apresentou projeto de Lei (PL 5814/2023) que institui a Rota Turística do Enxaimel em Pomerode, Santa Catarina. O município é conhecido por conter a maior concentração, fora da Europa, de casas feitas usando a técnica de construção enxaimel.
O Enxaimel é uma tradicional técnica de construção de origem europeia, na qual uma estrutura de madeiras encaixadas tem seus vãos preenchidos com pedras, tijolos ou taipa e que ainda está muito presente em Santa Catarina.
Em especial, a origem e a concepção da Rota do Enxaimel remontam ao bairro do Testo Alto, em Pomerode. Em 2002, a Prefeitura de Pomerode teve a iniciativa de nomear as principais ruas do bairro com termos que evocassem as características das casas, dando origem ao que conhecemos como “Rota do Enxaimel”.
“O nosso objetivo com esse projeto, além de facilitar o acesso a programas federais para fomentar essa rota turística, é promover o crescimento econômico e valorizar os bens naturais e culturais dessa belíssima região do nosso estado”, justificou Seif.
De acordo com a Associação da Rota do Enxaimel, o destino engloba cerca de 50 residências edificadas no estilo arquitetônico alemão, dispostas ao longo de um trajeto que abrange aproximadamente 16 quilômetros.
A região foi oficialmente reconhecida e tombada pelo IPHAN e desde 2021, a Rota do Enxaimel destaca-se como o único destino brasileiro mencionado na prestigiosa lista de melhores vilas turísticas do mundo pela Organização das Nações Unidas (ONU).
“A Rota do Enxaimel tem impulsionado o turismo de toda a região e desempenhando um papel crucial na preservação das tradições da agricultura familiar e da herança cultural dos nossos antepassados. Por isso, queremos fortalecer ainda mais a riqueza dessa cultura local”, completou o senador catarinense.
Em 2023, a rota conquistou mais um reconhecimento ao receber a medalha de prata no 3º Prêmio de Turismo Responsável 2023 América Latina, promovido pela World Travel Market – WTM, uma das maiores organizadoras de feiras do setor em todo o mundo.